Tecnologia - Artigos
Não faça feio na hora de escrever um e-mail no trabalho
Leia dicas para utilizar o português corretamente e evitar mal entendidos e danos à imagem nas mensagens corporativas
Por Liuca Yonaha - Revista Época
O e-mail facilitou a comunicação nas empresas, mas trouxe uma tarefa extra para os departamentos de recursos
humanos: aperfeiçoar o português dos funcionários.
Mensagens mal escritas podem provocar desentendimentos e até mesmo prejudicar a imagem das companhiasno mercado.
"Antigamente, havia uma secretária de departamento responsável pelos comunicados, memorandos,
que revisava todo o material escrito.
Hoje qualquer um escreve e-mail para toda a empresa e para fornecedores e clientes”, afirma Lígia Crispino,
sócia-diretora da Companhia de Idiomas.
Segundo ela, apesar de necessários, é comum haver resistência dos funcionários para esses cursos.
A maioria das pessoas não reconhece os erros no uso do idioma.
Responsável pela área de Recursos Humanos da Comexport, empresa de comércio exterior, Katia Zuffo
afirma que é mesmo difícil convencer os trabalhadores da necessidade de melhorias no português.
"Alguns ficam bastante incomodados. Eles pensam: 'vocês estão querendo dizer que não sei falar
direito minha própria língua?'", diz Katia.
Neste ano, a reforma ortográfica se tornou uma boa desculpa para a empresa propor treinamentos
e melhorar o português dos funcionários. "Com a reforma ortográfica, todo mundo se sente confortável
para aprender", afirma Katia.
Na multinacional Maersk, do ramo de transportes, o treinamento sobre as novas regras de português
foi um sucesso. "O curso foi muito aceito. Mandamos um e-mail abrindo as vagas e, em um minuto, a
turma estava fechada, com 40 pessoas", diz Mayra Fernanda Souza, analista de treinamento e desenvolvimento
da companhia.
Nas aulas sobre as mudanças na ortografia, as empresas tentam dar outras dicas sobre como utilizar o
português corretamente, como em relação à concordância verbal. "É comum as pessoas errarem isso,
principalmente quando o sujeito está distante do verbo", diz Lígia Crispino, da Companhia de Idiomas.
Quando há inversão entre sujeito e predicado, também é mais fácil escorregar na concordância.
Faça o teste a seguir e verifique se você anda descuidando do português correto é 'Aconteceram vários
problemas'", afirma Lígia.
Teste Básico
Teste Intermediário
Teste Avançado
Fonte: ScrittaOnline
Não basta acertar as regras de gramática e a ortografia para se comunicar bem na empresa.
É necessário argumentar com clareza e conseguir convencer o chefe ou o cliente.
"Você tem de ser poliglota dentro da língua portuguesa", diz Laila Vanetti, diretora da Scritta
Cursos e Consultoria. A forma de escrever deve variar em cada ocasião. "Falar com um fornecedor
com quem você trabalha há 20 anos e escrever 'Ilustríssimo senhor' está errado", afirma Laila.
Outra dica é revisar tudo que for escrito. E não só uma vez.
E, por fim, se cometer algum erro, não tenha vergonha de se corrigir ou ser corrigido.
Leia abaixo um quadro com os deslizes mais comuns:
<< Voltar para Artigos